12/01/2026 às 07:35h
A Reforma Tributária segue preocupando prefeituras, principalmente pela potencial perda de arrecadação, redução da autonomia sobre o ISS (substituído pelo IBS), desafios na adaptação de sistemas e cadastros (exigindo atualização de IPTU/ITBI), e a necessidade de se adequar a um novo modelo de distribuição de receitas via Comitê Gestor.
Além disso, municípios menores teme serem os mais prejudicados e percam poder de gestão financeira e autonomia federativa, exigindo grande esforço de planejamento e modernização tecnológica para evitar prejuízos.
Em Pará de Minas, o prefeito Inácio Franco (PL), também se mostrou preocupado com a Reforma Tributária:
Clique e ouça Inácio Franco
Inácio Franco está preocupado se os recursos arrecadados na cidade, que vão para o Governo Federal com a Reforma Tributária, voltarão para o Município:
Clique e ouça Inácio Franco
Municípios e suas associações não estão parados e seguem debatendo a reforma tributária no Senado e com a Confederação Nacional de Municípios, em busca de garantias de compensação e maior participação na Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) de combustíveis, além de buscar investimentos em preparação técnica e atualização de sistemas para adequação.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
30/09/2025 - Educação para ressocializar: da privação de liberdade ao recomeço
30/09/2025 - Calorão aumenta em 80% o faturamento de sorveterias em Pará de Minas
30/09/2025 - Prazo para entrega do ITR termina nesta terça-feira
30/09/2025 - Vigilância em Saúde orienta população sobre casos de doenças diarreicas
29/09/2025 - Projeto de Lei poderá beneficiar servidores públicos com jornada de trabalho reduzida
29/09/2025 - Aprovado o projeto que trata da criação do Censo de Pessoas Autistas e seus familiares