12/01/2026 às 07:35h
A Reforma Tributária segue preocupando prefeituras, principalmente pela potencial perda de arrecadação, redução da autonomia sobre o ISS (substituído pelo IBS), desafios na adaptação de sistemas e cadastros (exigindo atualização de IPTU/ITBI), e a necessidade de se adequar a um novo modelo de distribuição de receitas via Comitê Gestor.
Além disso, municípios menores teme serem os mais prejudicados e percam poder de gestão financeira e autonomia federativa, exigindo grande esforço de planejamento e modernização tecnológica para evitar prejuízos.
Em Pará de Minas, o prefeito Inácio Franco (PL), também se mostrou preocupado com a Reforma Tributária:
Clique e ouça Inácio Franco
Inácio Franco está preocupado se os recursos arrecadados na cidade, que vão para o Governo Federal com a Reforma Tributária, voltarão para o Município:
Clique e ouça Inácio Franco
Municípios e suas associações não estão parados e seguem debatendo a reforma tributária no Senado e com a Confederação Nacional de Municípios, em busca de garantias de compensação e maior participação na Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) de combustíveis, além de buscar investimentos em preparação técnica e atualização de sistemas para adequação.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
14/05/2025 - Chegada das temperaturas baixas requer cuidados com os animais domésticos!
14/05/2025 - Condutores inabilitados colocam em risco a segurança no trânsito de Pará de Minas
14/05/2025 - Síndrome Respiratória está causando situações de emergência em minas gerais
13/05/2025 - O assunto Emenda Impositiva segue rendendo na Câmara
13/05/2025 - Apae convida comunidade para mais uma edição do Show de Prêmios
13/05/2025 - Sindicato cobra correção salarial de todos os servidores que ganham menos que o mínimo
12/05/2025 - Manutenção de estradas rurais está no radar da Secretaria de Obras de Pará de Minas
12/05/2025 - Padre comenta a escolha de novo papa e revela olhares da igreja em novo ministério
12/05/2025 - Promoção do Dia Dia das Mães contempla moradora do bairro São Cristóvão