12/01/2026 às 07:35h
A Reforma Tributária segue preocupando prefeituras, principalmente pela potencial perda de arrecadação, redução da autonomia sobre o ISS (substituído pelo IBS), desafios na adaptação de sistemas e cadastros (exigindo atualização de IPTU/ITBI), e a necessidade de se adequar a um novo modelo de distribuição de receitas via Comitê Gestor.
Além disso, municípios menores teme serem os mais prejudicados e percam poder de gestão financeira e autonomia federativa, exigindo grande esforço de planejamento e modernização tecnológica para evitar prejuízos.
Em Pará de Minas, o prefeito Inácio Franco (PL), também se mostrou preocupado com a Reforma Tributária:
Clique e ouça Inácio Franco
Inácio Franco está preocupado se os recursos arrecadados na cidade, que vão para o Governo Federal com a Reforma Tributária, voltarão para o Município:
Clique e ouça Inácio Franco
Municípios e suas associações não estão parados e seguem debatendo a reforma tributária no Senado e com a Confederação Nacional de Municípios, em busca de garantias de compensação e maior participação na Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) de combustíveis, além de buscar investimentos em preparação técnica e atualização de sistemas para adequação.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
30/04/2025 - Saiba o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador
30/04/2025 - Prazo vence e Pará de Minas perde mais de R$ 2 milhões para construir a UBS São Pedro
29/04/2025 - Mudanças no clima devem alterar rotina das pessoas
29/04/2025 - Dança é vista como agente de transformação social por praticantes
28/04/2025 - Escritora Carmélia Cândida lança 6ª obra literária