02/02/2026 às 08:22h
O Brasil é considerado um Estado Laico, que em sentido estrito, significa que ele apresenta duas características: a separação administrativa entre Estado e Igreja; e a liberdade e proteção da crença.
De acordo com o Censo da Religião 2022, o Brasil tem se tornado cada vez mais diverso no aspecto da religiosidade. Os grupos de evangélicos e religiões espíritas e de matriz africana se destacaram quando analisado o número de adeptos.
Contudo, a forte presença de grupos religiosos na política, na cultura e no debate público, tem provocado discussões sobre a democratização da crença no país que é considerado laico.
A equipe de reportagem do Jornal da Cidade conversou com Ricardo Rodrigues, músico e estudante de religião, já que a prática espiritual foi apontada como um fator de inúmeros benefícios para o bem-estar da população:
Clique e ouça Povo fala
A diversidade religiosa do Brasil também coloca em questão o aumento de casos de intolerância contra grupos religiosos de menor expressão. A importância de estabelecer um Estado Laico também foi comentado nas ruas de Pará de Minas:
Clique e ouça Povo fala
A intolerância religiosa segue sendo um desafio para o Brasil, mesmo com leis que protegem o direito à fé. Um levantamento divulgado há poucos dias revela que pelo menos 89 inquéritos judiciais envolvendo crimes previstos nos artigos 208 e 140 do Código Penal foram abertos nos últimos três anos, com maior incidência nas regiões Sudeste e Nordeste.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
13/01/2025 - Especialistas falam sobre a regulamentação das bicicletas motorizadas
13/01/2025 - Cemig orienta sobre segurança com rede elétrica durantes férias escolares
11/01/2025 - Órgãos de segurança fazem balanço sobre estragos causados pelas chuvas e monitoramento
10/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
10/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Último dia para realizar matrículas na rede estadual de ensino