28/01/2026 às 09:00h
A Justiça de Minas Gerais concedeu tutela de urgência solicitada pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e suspendeu o Concurso Público nº 01/2025 do Município de Papagaios. A decisão, proferida pelo Juízo da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Criminais da comarca de Pitangui, determinou que o edital seja republicado com a reserva mínima de 30% das vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.
Segundo a Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria, o edital do certame — que oferece 27 vagas para diferentes cargos e cujo período de inscrição estava previsto entre 6 de janeiro e 20 de fevereiro de 2026 — estabelecia cotas apenas para pessoas com deficiência, deixando de contemplar ações afirmativas para os grupos raciais minoritários.
A ação foi proposta após o envio de recomendação formal ao município. A administração municipal, contudo, respondeu afirmando que “a legislação federal não se aplica a Estados e Municípios”, justificativa considerada insuficiente pela DPMG e, posteriormente, pelo Judiciário.
Ainda segundo a Defensoria Pública, foi fixada multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento da liminar.
Com Informações da DPMG
29/10/2026 - Dia de finados: acolhimento do luto e homenagem à memória de quem partiu
29/10/2026 - Aulão gratuito reúne dança, saúde e bem-estar no Parque do Bariri
29/10/2026 - Coletivo G35 fortalece apoio a pessoas com esclerose múltipla em Pará de Minas
28/10/2026 - Prevenção e vacina são fundamentais no combate ao câncer do colo do útero
28/10/2026 - Inep divulga local de provas do Enem; candidato pode conferir no site
28/10/2026 - AEAPAM apresenta proposta para reduzir enchentes no bairro da Várzea, em Pará de Minas
28/10/2026 - Cemitérios de Pará de Minas terão horários especiais no Dia de Finados