04/09/2026 às 08:58h
Por muitos anos, o Lago Azul foi sinônimo de lazer e beleza natural em Pará de Minas. Hoje, quem passa pelo distrito de Carioca encontra uma realidade bem diferente: o reservatório está tomado por aguapés e esgoto, um problema que se arrasta há mais de uma década.A degradação está ligada à poluição que chega pelo Rio São João. Além disso, com o avanço da vegetação, a área que já recebeu moradores, pescadores e visitantes perdeu espaço como um ponto de turismo e deixou de movimentar a região como acontecia no passado.
O cenário não é novo, em 2014, inclusive, uma comissão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais esteve no local e já chamava atenção para as condições do reservatório. Agora, depois de diferentes discussões e tentativas de recuperação ao longo dos anos, uma nova articulação começa a ser construída. Pará de Minas e Conceição do Pará estão unindo esforços para estudar a situação e buscar caminhos para a revitalização da região.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Kenede Reis, esteve recentemente no local e explicou como esse trabalho está sendo realizado:
Clique e ouça Kenede Reis
A proposta ainda está na fase de estudos e planejamento, mas envolve uma questão que ultrapassa os limites de um único município. Afinal, o Rio São João percorre diferentes cidades e qualquer recuperação do reservatório depende de ações conjuntas para enfrentar as causas da degradação. Por isso, Kenede reforçou que a participação dos municípios envolvidos será fundamental para que o projeto avance:
Clique e ouça Kenede Reis
O desafio é grande, mas a expectativa é que, desta vez, o Lago Azul volte a ser tratado não apenas como um problema ambiental, mas como um patrimônio capaz de recuperar sua importância para o turismo e economia de toda a região.
Por Sarah Faria
Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente / Divulgação
31/07/2025 - Sicoob Credirural doa aparelhos de TVs e máquinas de senhas para o HNSC
31/07/2025 - Corpo de Bombeiros realiza Simulado de Incêndio na UPA de Pará de Minas
31/07/2025 - Após condenação de pais, advogado alerta sobre exposição de filho nas redes sociais
30/07/2025 - Pais aproveitam férias escolares para brincar com os filhos no Bariri
30/07/2025 - Motoristas contestam novo reajuste salarial do setor de transporte em Pará de Minas
30/07/2025 - Ponto de Apoio do CRAS no Santos Dumont muda de endereço
30/07/2025 - Usina fixa de asfalto no bairro JK está fora dos planos do Prefeito Inácio Franco
29/07/2025 - Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares