30/05/2025 às 07:33h
Um relatório do Datafolha em parceria com o Instituto Liberta revela que 65% dos abusos contra crianças e adolescentes acontecem dentro de casa. A pesquisa também traz um número negativo referente a subnotificação: apenas 11% das pessoas denunciaram e 26% tiveram coragem para contar para alguém.
No mês em que todas as atenções são voltadas para um trabalho ostensivo de órgãos públicos, no que diz respeito ao enfrentamento desse tipo de violência, Pará de Minas vive um cenário alarmante quando se fala de violações contra crianças e adolescentes.
Apuração da equipe de reportagem do JC Notícias com as entidades de segurança e proteção das vítimas desse tipo de violência, mostra que houve um aumento de 35% nos casos das violações de crianças e adolescentes.
A presença das crianças nas redes e em aplicativos também reflete em casos de abusos. Mariane Melo, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social também chama atenção com o excesso de uso das telas. Segundo a profissional, esse comportamento merece atenção dos pais:
Clique e ouça Mariane Melo
Uma passeata foi realizada na manhã da última quarta (28) e mobilizou inúmeras crianças, educadores, agentes de segurança pública e pais. Concentrados na Praça Torquato de Almeida, faixas em tons laranja com mensagens e adereços com heróis conhecidos, foram usados com intuito de provocar uma reflexão sobre o tema.
A ação contribui para que as vítimas e famílias se conscientizem a respeito do Maio Laranja. Segundo Luana Freitas, psicóloga do CREAS, a denúncia é fundamental para o combate desse tipo de crime:
Clique e ouça Luana Freitas
Faça bonito Disque 100! O silêncio protege o agressor. Por isso, precisamos falar sobre esse tema com responsabilidade, coragem e empatia. Cada denúncia pode ser o começo de uma nova história para uma criança ou adolescente vítimas de qualquer violência.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
05/01/2026 - Prefeitura divulga datas de pagamento do IPTU; advogada explica a cobrança do tributo
02/01/2026 - Ano novo, novos hábitos! Você é de desapegar de coisas materiais?
02/01/2026 - Suspeita de fraude e acionamento da PM: CPI do Transporte da Saúde tem novo episódio
02/01/2026 - Projeto de Lei quer proibir venda de fogos de artifício em Pará de Minas
02/01/2026 - Ravi Alexandre é o primeiro bebê de 2026 nascido em Pará de Minas
31/12/2025 - “Guarapará?” turistas mineiros vão lotar as praias para o Ano Novo
31/12/2025 - Ano Novo: Saiba o que abre e fecha em Pará de Minas
31/12/2025 - Altas temperaturas fazem buscas por protetor solar crescer em Pará de Minas
31/12/2025 - Prêmio de R$ 1 bilhão: Apostadores estão otimistas com resultados da Mega da Virada