30/05/2025 às 07:33h
Um relatório do Datafolha em parceria com o Instituto Liberta revela que 65% dos abusos contra crianças e adolescentes acontecem dentro de casa. A pesquisa também traz um número negativo referente a subnotificação: apenas 11% das pessoas denunciaram e 26% tiveram coragem para contar para alguém.
No mês em que todas as atenções são voltadas para um trabalho ostensivo de órgãos públicos, no que diz respeito ao enfrentamento desse tipo de violência, Pará de Minas vive um cenário alarmante quando se fala de violações contra crianças e adolescentes.
Apuração da equipe de reportagem do JC Notícias com as entidades de segurança e proteção das vítimas desse tipo de violência, mostra que houve um aumento de 35% nos casos das violações de crianças e adolescentes.
A presença das crianças nas redes e em aplicativos também reflete em casos de abusos. Mariane Melo, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social também chama atenção com o excesso de uso das telas. Segundo a profissional, esse comportamento merece atenção dos pais:
Clique e ouça Mariane Melo
Uma passeata foi realizada na manhã da última quarta (28) e mobilizou inúmeras crianças, educadores, agentes de segurança pública e pais. Concentrados na Praça Torquato de Almeida, faixas em tons laranja com mensagens e adereços com heróis conhecidos, foram usados com intuito de provocar uma reflexão sobre o tema.
A ação contribui para que as vítimas e famílias se conscientizem a respeito do Maio Laranja. Segundo Luana Freitas, psicóloga do CREAS, a denúncia é fundamental para o combate desse tipo de crime:
Clique e ouça Luana Freitas
Faça bonito Disque 100! O silêncio protege o agressor. Por isso, precisamos falar sobre esse tema com responsabilidade, coragem e empatia. Cada denúncia pode ser o começo de uma nova história para uma criança ou adolescente vítimas de qualquer violência.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
25/03/2025 - Encontro do Terço dos Homens está marcado para acontecer no próximo dia 30 de março
25/03/2025 - 1º Encontro Regional de Vereadoras será realizado em Pará de Minas
25/03/2025 - Espaços para o desenvolvimento infantil: empreendedora fala dos desafios na educação
25/03/2025 - Transporte público segue como uma das maiores queixas do cidadão pará-minense
24/03/2025 - Situação do transporte por aplicativo em Pará de Minas
24/03/2025 - Especialista fala sobre a busca pelas psicoterapias entre os homens
24/03/2025 - Demandas pelos serviços da Ouvidoria Municipal seguem a todo vapor