30/05/2025 às 07:33h
Um relatório do Datafolha em parceria com o Instituto Liberta revela que 65% dos abusos contra crianças e adolescentes acontecem dentro de casa. A pesquisa também traz um número negativo referente a subnotificação: apenas 11% das pessoas denunciaram e 26% tiveram coragem para contar para alguém.
No mês em que todas as atenções são voltadas para um trabalho ostensivo de órgãos públicos, no que diz respeito ao enfrentamento desse tipo de violência, Pará de Minas vive um cenário alarmante quando se fala de violações contra crianças e adolescentes.
Apuração da equipe de reportagem do JC Notícias com as entidades de segurança e proteção das vítimas desse tipo de violência, mostra que houve um aumento de 35% nos casos das violações de crianças e adolescentes.
A presença das crianças nas redes e em aplicativos também reflete em casos de abusos. Mariane Melo, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social também chama atenção com o excesso de uso das telas. Segundo a profissional, esse comportamento merece atenção dos pais:
Clique e ouça Mariane Melo
Uma passeata foi realizada na manhã da última quarta (28) e mobilizou inúmeras crianças, educadores, agentes de segurança pública e pais. Concentrados na Praça Torquato de Almeida, faixas em tons laranja com mensagens e adereços com heróis conhecidos, foram usados com intuito de provocar uma reflexão sobre o tema.
A ação contribui para que as vítimas e famílias se conscientizem a respeito do Maio Laranja. Segundo Luana Freitas, psicóloga do CREAS, a denúncia é fundamental para o combate desse tipo de crime:
Clique e ouça Luana Freitas
Faça bonito Disque 100! O silêncio protege o agressor. Por isso, precisamos falar sobre esse tema com responsabilidade, coragem e empatia. Cada denúncia pode ser o começo de uma nova história para uma criança ou adolescente vítimas de qualquer violência.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
01/03/2025 - Atleta pará-minense conquista prêmio em categoria de Jiu Jitsu na cidade de Curitiba
28/02/2025 - Festa em Família: Praça Torquato de Almeida recebe Folia dos Fios Brancos
28/02/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
28/02/2025 - Confira o que abre e fecha durante o Carnaval em Pará de Minas
28/02/2025 - Oportunidade: Sine de Pará de Minas abre inscrições para cursos profissionalizantes
27/02/2025 - Público aguarda premiação de obra de cinema brasileira no Oscar 2025
27/02/2025 - Em clima de folia; 96ª edição do Quinta no Museu celebra Carnaval
27/02/2025 - Inácio Franco apresenta planos para o imóvel usado pelo Colégio São Francisco