04/03/2026 às 08:30h
Um morador da Rua Diamantina, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Pará de Minas, está preocupado com a infestação de caramujos africanos, que estão invadindo a casa dele nos últimos dias, devido à ocorrência de chuvas. Segundo o ouvinte Darci de Paula Medeiros, a proliferação do molusco ocorre devido ao mato alto e muita sujeira em dois lotes, sendo um privado e outro público, próximo da residência.
Preocupado com a situação, Darci procurou a reportagem do Jornal da Cidade em busca de uma solução, já que os moluscos estão invadindo a casa, destruindo plantas e deixando sujeira. Ele reclama da situação e pede providências por parte da prefeitura:
Clique e ouça Darci de Paula
Darci explica que sempre limpa o quintal de casa para se livrar dos moluscos, porém não é o suficiente, pois os proprietários de terrenos próximos a casa dele não fazem os cuidados necessários:
Clique e ouça Darci de Paula
Em épocas chuvosas, os caramujos se proliferam mais rápido e podem transmitir várias doenças, como por exemplo, as gastrointestinais e a meningite. Oscar Leitão, médico-veterinário do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses explica o que fazer em caso de contato com esses moluscos:
Clique e ouça Oscar Leitão
A Prefeitura de Pará de Minas informa que já notificou e multou o espólio de proprietário de diversos lotes nas proximidades do endereço citado. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano repetirá a notificação, dando prazo de 30 dais para a realização da limpeza das áreas. Caso o serviço não seja realizado, serão aplicadas novas multas.
Outros proprietários de lotes vizinhos ao endereço também receberão notificações e, caso não comprovem a limpeza das áreas no prazo determinado, serão autuados.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura realizará a limpeza do lote do município próximo.
Para maior efetividade na notificação e na eventual autuação dos proprietários de lotes, o recomendado é que reclamações dessa natureza sejam registradas diretamente na Ouvidoria, pelo telefone 3233-5655 – ramais 2055 e 2056 ou pelo celular (Whats App) 991210834. Dessa forma, ficam registradas a queixa e todas as movimentações do processo, incluindo notificações, autuações e informações sobre a limpeza dos lotes.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
16/03/2026 - Minas Gerais lança novo Portal da Transparência após 11 anos sem atualização
16/03/2026 - Com outono chegando, médico orienta a população quanto as doenças respiratórias
13/03/2026 - Batalha de Rima do Bariri reafirma o hip-hop como cultura de resistência na cidade!
13/03/2026 - Sexta-feira 13: Superstição ou só mais um dia comum?
13/03/2026 - Mesmo sem reajuste da Petrobras, guerra faz diesel subir nos postos de combustíveis
12/03/2026 - Espetáculo Dona Baratinha comemora 10 anos com apresentação especial em Pará de Minas
12/03/2026 - Ruas de calçadas e casas antigas; Pará de Minas moderna preserva passado promissor