A obesidade atingiu mais de 200 mil mineiros em dois anos. Pesquisa realizada em 2024 revela que 34,66% da população está com algum nível de obesidade.
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional aponta que a obesidade é uma das doenças que mais cresce no Brasil. Para Paulo Augusto, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, esse número é preocupante:
Clique e ouça Paulo Augusto
O enfrentamento, a prevenção e o tratamento da doença são vistos como fundamentais diante de um cenário de embate nutricional. Segundo Paulo Augusto, às tomadas de decisões e os comportamentos individuais podem contribuir para melhora nesse cenário:
Clique e ouça Paulo Augusto
Cálculos baseados no Índice de Massa Corporal (IMC) revelam que a obesidade infantil atinge mais de 3 milhões de crianças menores de 5 anos. Nesse momento que segundo o especialista, é necessário pensar na alimentação dos pequeninos para a vida:
Clique e ouça Paulo Augusto
Os salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados devem sair de cena e dar mais espaço aos alimentos que já conhecemos bem, como arroz, feijão, legumes e frutas.
Portanto, o acesso à informação sobre escolhas mais saudáveis para as famílias, profissionais de saúde, cuidadores e responsáveis é fundamental para combater o problema.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
09/01/2026 - Ex-deputado Antônio Júlio descarta concorrer nas eleições deste ano
08/01/2026 - Saúde masculina: homens resistem em ir ao médico, aponta pesquisa
08/01/2026 - Chuvas e descarte incorreto de lixo podem ser combinação perigosa para a cidade
08/01/2026 - 8 de Janeiro: ataque aos poderes completa 3 anos, com 810 condenados!
07/01/2026 - Lixo eletrônico enfrenta problemas com descarte em Pará de Minas
07/01/2026 - Instituto Padre Libério lança campanha de arrecadações de materiais escolares