26/05/2025 às 08:36h
Os eventos climáticos extremos têm provocado impactos cada vez mais severos na produção agropecuária e industrial. Esses fenômenos, no entanto, não se limitam aos prejuízos diretos no campo e nas fábricas – seus efeitos se estendem para as esferas social, ambiental e econômica, exigindo respostas urgentes e bem articuladas.
Neste ano, o Brasil sediará a COP 30, que acontecerá em Belém do Pará e um dos principais focos das discussões será com relação as produções agrícolas sustentáveis. Essa reflexão tem mobilizado ações de diversos especialistas do setor produtivo mineiro.
Ao JC Notícias, Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, destaca a importância da abordagem sobre o tema durante esse encontro. Ele ainda pontua a participação do estado na produção agrícola:
Clique e ouça Frederico Durães
O observatório do Clima aponta que a atividade agropecuária é a principal emissora de gases poluentes no Brasil. De acordo com a Gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, o protagonismo precisa vir do campo, da ciência, da tecnologia e da elaboração de políticas públicas articuladas:
Clique e ouça Mariana Ramos
O evento vai ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro na capital paraense. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 50 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. A participação de representantes mineiros na COP 30 reafirma o compromisso das entidades ligadas ao setor.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
22/05/2025 - Decreto põe fim à situação de insegurança a 64 servidores da área da saúde
22/05/2025 - CCJ aprova fim da reeleição e unificação das eleições a partir de 2034!
22/05/2025 - Já bebeu água hoje? Hidratação pode ajudar a manter a saúde em dias mais frios!
22/05/2025 - Falta de conhecimento sobre outras culturas agrava intolerância religiosa no Brasil
22/05/2025 - Estudante denuncia intolerância religiosa durante aula!