26/05/2025 às 08:36h
Os eventos climáticos extremos têm provocado impactos cada vez mais severos na produção agropecuária e industrial. Esses fenômenos, no entanto, não se limitam aos prejuízos diretos no campo e nas fábricas – seus efeitos se estendem para as esferas social, ambiental e econômica, exigindo respostas urgentes e bem articuladas.
Neste ano, o Brasil sediará a COP 30, que acontecerá em Belém do Pará e um dos principais focos das discussões será com relação as produções agrícolas sustentáveis. Essa reflexão tem mobilizado ações de diversos especialistas do setor produtivo mineiro.
Ao JC Notícias, Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, destaca a importância da abordagem sobre o tema durante esse encontro. Ele ainda pontua a participação do estado na produção agrícola:
Clique e ouça Frederico Durães
O observatório do Clima aponta que a atividade agropecuária é a principal emissora de gases poluentes no Brasil. De acordo com a Gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, o protagonismo precisa vir do campo, da ciência, da tecnologia e da elaboração de políticas públicas articuladas:
Clique e ouça Mariana Ramos
O evento vai ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro na capital paraense. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 50 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. A participação de representantes mineiros na COP 30 reafirma o compromisso das entidades ligadas ao setor.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
08/03/2025 - Clube dos Carros Antigos realizará Exposição na Cidade Ozanan no Dia da Mulher
08/03/2025 - 1º Simpósio de Mulheres, Poder e Sociedade será realizado na Câmara neste sábado
08/03/2025 - Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de dengue sorotipo 4 em Pará de Minas
07/03/2025 - Dia de homenagear mulheres de destaque em Pará de Minas
07/03/2025 - Aventura Musical: Casal transforma Kombi em casa em busca de novas experiências
07/03/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
07/03/2025 - Cesec abre inscrições para o curso de Cuidador de Idosos em Pará de Minas
07/03/2025 - Prefeitura inicia processo de tombamento de casa onde morou Padre Libério