09/10/2025 às 09:48h
O estado de Minas Gerais é responsável por um em cada cinco casos de trabalho análogo à escravidão, registrados no Brasil. Dos 691 casos registrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Cadastro de Empregadores, a chamada “Lista Suja”, 151 foram identificados em território mineiro.
A lista foi atualizada na última segunda-feira (6/10) pelo ministério e apontou a inclusão de 159 empregadores, o que representou um crescimento de 20% em comparação à atualização anterior.
A inclusão ocorre após a conclusão de processos administrativos e os nomes dos empregadores permanecem publicados por dois anos. O advogado Márcio Campos explicou ao JC Notícias de que forma são feitos os procedimentos para o crime de exploração do trabalho:
Clique e ouça Márcio Campos
Segundo o advogado, a crise migratória em diversas regiões do país e do continente contribui para a ocorrência desse tipo de problema social, na qual, inúmeras pessoas sem perspectiva de renda e trabalho se submetem a tais situações:
Clique e ouça Márcio Campos
Entre as atividades econômicas, destacam-se as atividades agropecuárias, como a criação de bovinos para corte, serviços domésticos, o cultivo de café e a construção civil. Entre as cidades estão Abaeté, Araxá, Araújos, Bambuí, Campos Altos, Cláudio, Divinópolis, Luz, Nova Serrana, Perdigão e São Gonçalo do Pará.
A subnotificação desses casos é um desafio para o ministério, pois os trabalhadores nessas situações atuam e não imaginam se tratar de uma de exploração da mão de obra, o que se torna comum em diversas regiões do estado, por exemplo, onde pessoas vindas das regiões norte e nordeste e se sujeitam as condições análogas a escravidão no Centro-Oeste Mineiro.
Por Sérgio Pêgo/ Com informações do MTE
Fotos: Espacial FM
27/05/2025 - Projetos e o trabalho dentro do presídio de Pará de Minas
27/05/2025 - Ampliação de oferta de serviços pelo CRAS vai atender as comunidades rurais
27/05/2025 - Pará de Minas sedia etapa local do Congresso de Profissionais do Crea-MG
27/05/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde
27/05/2025 - Setor imobiliário aquecido eleva valores de aluguel em Pará de Minas
26/05/2025 - Segue reto a vida toda? Saiba quais são as ruas mais íngremes de Pará de Minas
26/05/2025 - Minas Gerais lidera debate sobre agro sustentável e desafios climáticos rumo à COP 30