A educação é uma das bases mais importantes para o desenvolvimento de qualquer sociedade e os primeiros anos de aprendizado fazem toda a diferença nesse processo. Em Minas Gerais, os números mais recentes mostram um avanço significativo justamente nessa etapa.
De acordo com dados dos sistemas estaduais de avaliação, o estado atingiu 74 pontos no indicador de alunos alfabetizados, superando não só a meta de 66, prevista para 2025, mas também a projeção de 72 para 2027.
Além disso, o estado lidera no número de cidades pelo país com Selo Ouro, especialmente na região Sudeste, com 433 municípios certificados, incluindo Pará de Minas, como explica o Secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares:
Clique e ouça Rossieli Soares
O bom desempenho também rendeu reconhecimento de Selo Ouro do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, pela segunda vez consecutiva, feito que poucos estados conseguiram atingir.
Uma ótima notícia, mas que também reforça a necessidade de manter esse ritmo, garantindo que o avanço na alfabetização continue chegando a todas as salas de aula por toda extensão do estado.
Por Sarah Faria/Com informações da Agência Minas
Foto: Arquivo
17/06/2026 - Inácio Franco retira projeto que autoriza venda do Clube Arppa
16/06/2026 - Rodas amassadas exigem atenção e podem comprometer a segurança dos veículos
15/06/2026 - Atletas de Destaque de Pará de Minas: conheça mais sobre Bruce Lee e Vitor Santos
15/06/2026 - Vendas de comidas típicas de Festas Juninas animam setor alimentício
15/06/2026 - Mercado de trabalho segue em constante mudança e desafia empresas e profissionais
15/06/2026 - Machados no Asfalto realizam campanha destinada a doação de sangue em Pará de Minas