27/07/2026 às 07:38h
Com expectativa de reduzir os custos na compra de medicamentos de alto valor e abrir espaço no orçamento para incorporar novos tratamentos à rede pública de saúde, um novo comitê foi criado.
O Ministério da Saúde instituiu, na última quinta-feira (23), um comitê permanente de negociação de preços que terá como missão buscar descontos na compra de medicamentos destinados ao SUS.
A proposta é simples: aproveitar o poder de compra do sistema público, um dos maiores do país com investimentos superiores a R$30 bilhões por ano, para negociar valores menores com os laboratórios. Com isso, a economia poderá ser utilizada para ampliar a oferta de novos tratamentos, principalmente para pacientes com câncer, doenças autoimunes e outras enfermidades que dependem de medicamentos de alto custo.
O comitê será acionado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), responsável por analisar e decidir quais medicamentos passam a fazer parte da rede pública.
Vale ressaltar que a negociação será especialmente importante quando houver apenas um fabricante do medicamento, situação em que não é possível realizar licitação para estimular a concorrência. Além disso, o grupo também poderá atuar quando medicamentos já disponíveis no SUS apresentarem aumentos expressivos de preço, buscando reduzir os impactos para os cofres públicos, com expectativa de alcançar descontos superiores a 50% em parte dessas aquisições.
O modelo já é adotado em mais de 40 países, entre eles Canadá, Inglaterra, Austrália e França e tem como principal objetivo tornar o uso dos recursos públicos cada vez mais eficiente.
Por Sarah Faria com informações da Agência Brasil
Foto: Espacial FM
24/07/2025 - Cenas Curtas de Dança e Teatro vai valorizar setor artístico em Pará de Minas
24/07/2025 - Sicoob Ascicred promove mais uma campanha de crédito consignado
24/07/2025 - Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de afogamentos durante o recesso escolar
23/07/2025 - Vídeo de criança jogando gato no chão viraliza e levanta discussões
23/07/2025 - Associação promove corrida e caminhada no próximo domingo no Parque do Bariri
23/07/2025 - Educadora defende que pais incentivem filhos em atividades que envolvam desenhos