O Ministério da Saúde anunciou, nessa segunda-feira (8/6), a suspensão temporária da imunização contra a dengue no país com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. O motivo são 42 casos de reações severas ao imunizante, sendo que três precisaram de internação e dois desses morreram.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que não é possível concluir que os eventos adversos foram causados pela vacina, mas representam um sinal de alerta e serão investigados por um comitê de especialistas.
A suspensão vale apenas para a vacina produzinda pelo Butantan, e não inclui o imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório Takeda e aplicado no Sistema Único de Saúde.
Até o dia 30 de maio, pouco mais de 500 mil doses da vacina do Butantan foram aplicadas em todo o país. O imunizante foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano. Na ocasião, o Ministério da Saúde adotou a estratégia de vacinação para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional da dengue.
Para isso, passou a vacinar a população em três municípios-piloto: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Em março, também foi promovida uma ação de vacinação na região de Araguaína (TO). Em fevereiro, o SUS passou a vacinar contra a dengue os profissionais de saúde da atenção primária. Os casos graves registrados foram identificados nesse público-alvo.
Com Informações da Agência Brasil
04/03/2026 - Enem passa a emitir certificado digital de conclusão do ensino médio
04/03/2026 - Mato alto e sujeira em lotes geram infestação de caramujos no Nossa Senhora de Fátima
03/03/2026 - Danças embalam ritmos corporais e revelam tendências de músicas mais tocadas
03/03/2026 - Exposição ao sol pode causar riscos à saúde da pele, alerta médica
03/03/2026 - Prefeitura de Pará de Minas emite nota após pedido de saída de secretário
02/03/2026 - A origem do Blues: Festival Dipanas promove o regate da raiz da música