Capa da Página Ministro da Saúde diz a prefeitos que vacinação contra Covid-19 será iniciada dia 20 de janeiro em todo o país - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/01/2021 às 08:36h

Ministro da Saúde diz a prefeitos que vacinação contra Covid-19 será iniciada dia 20 de janeiro em todo o país

Facebook

Em reunião virtual com prefeitos nessa quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação contra a covid-19 pode começar na próxima quarta-feira (20), a partir das 10h. A imunização, no entanto, depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial de vacinas.

Dois pedidos já foram feitos — o imunizante da AstraZeneca/Oxford, produzido em parceria com a Fiocruz, e a Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida em parceria com o Instituto Butantan — e podem ser avaliados até domingo (17).

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD), também participou do encontro. Ele confirma a intenção do Ministério da Saúde de iniciar a vacinação na próxima semana. Segundo ele, o Município está preparado para vacinar os pará-minenses, assim que a Anvisa aprovar a imunização:

Clique e ouça Elias Diniz

Elias explica que as capitais dos estados vão receber primeiro as vacinas e em seguida as demais cidades do interior. Haverá um cronograma de vacinação por mês:

Clique e ouça Elias Diniz

O Governo vai disponibilizar além das vacinas, as seringas, e os municípios serão responsáveis por adquirir os equipamentos para armazenamento dos imunizantes.

Dois milhões de doses da vacina AstraZeneca serão recebidas no Brasil, após viagem à Índia. Outras seis milhões de doses já estão em poder do Governo Federal. O país já tem contratadas om laboratórios internacionais, 354 milhões de imunizantes contra a Covid-19.

Cerca de 7 milhões de seringas agulhadas que servirão para a vacinação contra a covid-19 estão a caminho ou já chegaram a 21 das 28 Regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais. E, até a próxima segunda-feira (18), todas as regionais já devem receber esses materiais, comprados pelo Governo Estadual, que contratou 50 milhões de seringas.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM | Agência Brasil


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: