29/05/2025 às 08:52h
Com a proximidade das férias escolares do meio do ano, que coincide com a estação dos ventos, o motoclube Machados no Asfalto realiza novamente em 2025 mais uma campanha contra o uso de cerol e outras linhas cortantes em escolas de Pará de Minas.
No último dia 21 de abril, foram iniciadas palestras de conscientização para alunos de escolas municipais de Pará de Minas. As ações se estendem pelo mês de junho para outras instituições do município.
Todos os anos muitas pessoas são feridas ou tem seu patrimônio lesado por causa do uso de cerol e linhas cortantes. A intenção do Machados no Asfalto é de abranger o conhecimento dos riscos dessa prática criminosa, como explica Alexandre Evangelista, membro do motoclube:
Clique e ouça Alexandre Evangelista
Em Minas Gerais, existe a Lei 23.515/2019, que proíbe a comercialização, produção e utilização de linhas cortantes. A venda ou uso, sujeita o infrator a penalidade de multa que vai de R$ 5.531,00 até R$ 276.500,00, além de responder penal e civilmente por danos físicos e materiais, causados a outra pessoa.
Ontem, 28 de maio, alunos da Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles receberam a palestra. A vice-diretoria da instituição de ensino, Ana Rita de Oliveira agradeceu a visita da campanha que para ela vem conscientizando os jovens estudantes:
Clique e ouça Ana Rita de Oliveira
Os alunos do 7º ano, João Pedro Rocha Silva, de 13 anos e Maria Eduarda Almeida, de 12 anos, se conscientizaram com a campanha e disseram que vão repassar as orientações para amigo e familiares:
Clique e ouça Maria Eduarda e João Pedro
Para a campanha, o motoclube Machados no Asfalto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal.
Por Sérgio Viana
Foto: Espacial FM
06/08/2025 - Guarda Municipal orienta motoristas para trânsito seguro durante a realização do JEMG
06/08/2025 - Sine de Pará de Minas faz balanço do setor de contratação no primeiro semestre do ano
06/08/2025 - Pará de Minas inicia Campanha de Vacinação Antirrábica
05/08/2025 - Promotoria de Justiça acompanha notificação de crimes ambientais em Pará de Minas
05/08/2025 - Testes rápidos para diagnóstico de leishmaniose visceral são suspensos em Pará de Minas
05/08/2025 - Procon atualiza o ranking das reclamações dos consumidores de Pará de Minas
04/08/2025 - Programa Minas Urbano chega a Pará de Minas nesta semana