14/05/2026 às 07:25h
Essa semana foi marcada por uma data bastante importante, já que na última terça-feira (12/5), foi celebrado o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, que tem o objetivo de informar sobre a doença, combater o preconceito e promover o diagnóstico precoce, além do tratamento adequado para a dor crônica invisível.
Em Pará de Minas, o movimento Mulheres de Fibro realizou um gesto simbólico durante reunião da Câmara Municipal, quando na oportunidade, foram colocados calçados vazios próximos as cadeiras do plenário, representando cada pessoa que convive com a doença, mas que devido às dores incapacitantes da fibromialgia, não conseguiram comparecer.
A psicóloga Jaqueline de Cássia Souza Moreira usou a Tribuna Livre da Câmara para cobrar mais políticas públicas por parte da Prefeitura de Pará de Minas:
Clique e ouça Jaqueline de Cássia
Sônia Cruz idealizadora do movimento Mulheres de Fibro de Pará de Minas explicou a importância do gesto simbólico com a utilização dos calçados no plenário da Câmara:
CLique e ouça Sônia Cruz
O que é Fibromialgia
A doença se caracteriza por dor generalizada e crônica, fadiga intensa, sono não reparador e alterações de memória/concentração, que afeta cerca de 2% a 3% da população brasileira, com maior incidência em mulheres entre 30 e 50 anos. O tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo exercícios físicos, hidroterapia, acompanhamento psicológico e medicamentos.
Por Sérgio Viana
Foto: Espacial FM
13/03/2025 - Relatório mostra dificuldade de brasileiros em identificar fake news
13/03/2025 - Sífilis em gestantes preocupa saúde pública em Pará de Minas
13/03/2025 - Bem-estar da mulher será tema de encontro na tarde desta quinta-feira na Câmara
12/03/2025 - Aposta esportiva no trabalho pode gerar demissão por justa causa, alerta advogado
12/03/2025 - Musicalização: Conheça os benefícios da metodologia no desenvolvimento humano