26/01/2026 às 08:30h
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor de Bom Despacho, obteve na Justiça condenação da Copasa a indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos devido a omissões que se desdobraram em amplo desabastecimento de água na cidade em setembro de 2017.
A decisão também obriga a empresa à realização de obras de infraestrutura que garantam abastecimento adequado e eficiente de água a toda a comunidade. As obrigações envolvem implantação de sistema de captação de água em outros mananciais além do rio Capivari e instalação de mais reservatórios em volume compatível com a demanda atual e futura.
Na época dos fatos, um forte período de estiagem desencadeou cortes em diversos bairros, ocasionando 62 denúncias de consumidores em apenas três dias, incluindo casos graves de risco à saúde de usuários do sistema de abastecimento.
A Justiça reconheceu que a forte estiagem baixou o volume de águas do rio Capivari a um nível crítico, porém acatou a tese do MPMG de que a empresa foi omissa ao não adotar medidas estruturais preventivas para enfrentamento da seca.
Com Informações do MPMG
21/07/2025 - Denúncias de abuso e exploração sexual infantil crescem nos últimos 4 anos!
18/07/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
18/07/2025 - Mutirão contra a dengue volta a acontecer nesta sexta-feira no bairro Providência
17/07/2025 - Corpo de Bombeiros orienta produtores no combate a incêndios florestais
17/07/2025 - Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
17/07/2025 - Secretaria orienta suspensão do uso de glicosímetros da marca OK-Pro