De segunda a sexta, das 8h as 17h
02/02/2026 às 08:26h
Os impactos ocasionados pelas mudanças climáticas no planeta têm sido alvo de discussões em diversos fóruns mundo afora. Chuvas com rajadas de ventos, quedas de granizo, árvores e alagamentos são geralmente noticiadas pela mídia nos últimos tempos.
Em um cenário marcado por inseguranças climáticas, a sustentabilidade das cidades é essencial para combater e gerenciar crises, sejam ambientais ou econômicas. À medida que a população de Pará de Minas tende a crescer, a urbanização avança a passos largos, trazendo consigo desafios para a segurança de todos.
Diversas cidades cresceram sem um planejamento futuro, relacionado às adversidades ambientais. Regiões conhecidas ganharam destaque no noticiário local devido ao impacto das fortes chuvas no início da última semana.
Cada vez mais frequentes, os fenômenos climáticos tendem a fazer parte da rotina da população, com chuvas mais intensas que modificam padrões de temperaturas, como destaca Edson Silva, coordenador da Defesa Civil em Pará de Minas:
Clique e ouça Edson Silva
Como forma de amenizar alguns problemas recorrentes na cidade, os Planos de Contingência apresentaram bons resultados, mas ainda seguem tendo como desafio as mudanças climáticas. Essas estruturas de drenagem também sentem o impacto do comportamento da população no dia a dia, como no descarte de lixo ou materiais de construção:
Clique e ouça Edson Silva
Diversos representantes políticos e ambientais vem debatendo a implementação de medidas voltadas a planos que venham minimizar os transtornos das adversidades climáticas.
Outro ponto discutido é a redução das emissões de gases de efeito estufa, tido como um dos principais vilões quando se fala em desequilíbrio climático. Além de outras ações que também têm impactado o cotidiano da população.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
09/07/2025 - Tradicional festa de Pará de Minas do mês de setembro já tem data para acontecer
08/07/2025 - Centro de Hemodiálise amplia atendimento em Pará de Minas com inauguração de nova sala
08/07/2025 - Abertas as inscrições para o Projeto Bombeiro Mirim
08/07/2025 - Trânsito da Rua Manoel de Souza passará por duas mudanças!
07/07/2025 - Onde está Reginaldo? Esse foi o tema do Comentário de Hélverte Moreira
07/07/2025 - Pará de Minas volta a promover a Marcha para Jesus neste ano
07/07/2025 - CESEC de Pará de Minas está com matrículas abertas para curso de Recursos Humanos
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
