07/11/2025 às 08:31h
A Música Popular Brasileira passa por mudanças significativas dentro das plataformas musicais. Além disso, a fusão do gênero musical com outros estilos como Rap e o Trap, trouxe uma nova cara: jovens conectados e politicamente engajados.
Relatório elaborado pelo Spotify mostra que, entre 2022 e 2024, o consumo de MPB cresceu 47%, sendo que 64% desse aumento veio de ouvintes da Geração Z, com idades entre 18 e 24 anos.
A relação desse público com o estilo musical também está relacionado as memórias e referências artísticas como o Clube da Esquina, movimento de vanguarda que surgiu na capital Belo Horizonte e contava com nomes como o de Mílton Nascimento, Fernando Brant, Beto Guedes, Toninho Horta e Wagner Tiso.
Os talentosos que transformaram a MPB, misturando Bossa-nova, Jazz, Rock e música mineira, conquistou a Geração Z. A artista audiovisual pará-minense, Miriam Assunção comenta sua relação com a Música Popular Brasileira e a paixão pelo reverenciado Lô Borges, que faleceu no início desta semana:
Clique e ouça Miriam Assunção
Hoje, esse grupo representa 25,1% de toda a audiência de MPB na plataforma, destacando-se como o único segmento etário a registrar crescimento expressivo. Para a professora de música Walkíria Salgueiro, a adesão por esse gosto musical pode estar ligado a alguns fatores:
Clique e ouça Walkíria Salgueiro
Se antes a Música Popular Brasileira (MPB) parecia algo restrito a gerações mais velhas, com o clichê do “tiozão no churrasco com violão”, hoje não é bem assim.
Agora, quando se trata de música em destaque entre o público da chamada Geração Z, podemos citar a canção Lisboa, uma parceria entre o cantor Lenine e Ana Vitória. Outro som em evidência é a música Velha Infância dos Tribalistas.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
21/10/2025 - Detalhes sobre o impasse entre os servidores do sindicato dos servidores e a prefeitura
21/10/2025 - Saiba qual a idade mínima para uma criança andar em garupa de moto
21/10/2025 - Secretário alerta que vacinação em crianças e adolescentes pode salvar vidas!
20/10/2025 - Situação da implantação de uma UAI em Pará de Minas
20/10/2025 - Mortes de peixes no Rio Paraopeba: Laudo aponta despejo químico em Juatuba
20/10/2025 - Plano Local de Ação Climática (PLAC) de Pará de Minas começa no próximo dia 29