24/07/2026 às 07:43h
Fé, natureza, esporte e turismo. Esses são os pilares de um projeto que promete fortalecer a região Centro-Oeste de Minas Gerais e aproximar ainda mais os devotos da história de Padre Libério. A iniciativa é coordenada pela IGR Trilha dos Bandeirantes, uma instância de governança regional que reúne municípios para desenvolver e fortalecer o turismo de forma integrada.
A principal ação em andamento é a criação da rota de peregrinação “Caminhos do Padre Libério”, um percurso de aproximadamente 160 quilômetros que passa por Pará de Minas, São José da Varginha, Pequi, Onça de Pitangui, Pitangui, Conceição do Pará e termina em Leandro Ferreira, conectando locais marcados pela trajetória do religioso.
Para definir o trajeto, a organização contou com o apoio do corredor pará-minense Gustavo Duarte, praticante da modalidade há mais de dez anos, que participou do mapeamento dos caminhos, buscando unir segurança, belezas naturais e significado histórico para quem decidir percorrer a rota:
Clique e ouça Gustavo Duarte
Embora tenha sido mapeado com o apoio do corredor, o circuito foi planejado para receber diferentes perfis de peregrinos e visitantes, seja a pé, de bicicleta ou até mesmo com veículos, permitindo assim que mais pessoas tenham acesso à essa experiência.
Além disso, Gustavo também comenta que um dos principais objetivos da iniciativa é impulsionar a economia dos municípios envolvidos, movimentando setores como hospedagem, alimentação e comércio:
Clique e ouça Gustavo Duarte
Antes mesmo da inauguração oficial, o percurso já começou a ser colocado à prova. Na madrugada desta sexta-feira (24) para sábado (25), Gustavo e outros dois atletas iniciarão o desafio de completar todo o trajeto correndo, em uma jornada estimada em cerca de 20 horas, visando incentivar a prática esportiva e ao mesmo tempo divulgar o novo circuito.
A expectativa agora é que além de valorizar a memória do sacerdote, a rota também se consolide como um dos principais roteiros de Minas Gerais, fortalecendo a identidade cultural e religiosa da região Centro-Oeste.
Por Sarah Faria
Foto: MUSPAM / Divulgação
16/01/2025 - Viagens seguem em alta e cuidados nas estradas devem ser observados
16/01/2025 - Governo decide revogar medida sobre fiscalização do Pix, após onda de fake news
16/01/2025 - Imposto de renda 2025: Como se preparar para a mordida do leão deste ano
15/01/2025 - Fortes chuvas castigam Divinópolis e Maravilhas
15/01/2025 - Saúde mental deve estar nos planos da população avalia psicóloga
15/01/2025 - Drogaria Poupa Minas premia cliente com Scooter Elétrica em Pará de Minas
15/01/2025 - Sustentabilidade: Interesse em moda circular cresce entre consumidores