24/04/2025 às 08:32h
Em janeiro deste ano, a atual gestão da Prefeitura de Pará de Minas havia dado o primeiro passo para a implementação do chamado Orçamento Participativo, medida já aplicada durante as passagens do prefeito Inácio Franco no executivo municipal, entre 2000 e 2008.
Ferramenta de gestão pública, o orçamento participativo permite que a população participe diretamente no processo de decisão sobre o uso de parte dos recursos financeiros de um município, onde a ideia central é promover o envolvimento do cidadão, garantindo que as prioridades da comunidade sejam consideradas na elaboração do orçamento governamental.
Porém, o Orçamento Participativo pode não acontecer mais em Pará de Minas, caso a proposta de Emenda Impositiva que tramita na Câmara Municipal seja aprovada, como alertou o vice-prefeito Luiz Lima, em um vídeo publicado à imprensa:
Clique e ouça Luiz Lima
Utilizado em diversas cidades do país, o Orçamento Participativo foi implementado, pela primeira vez, em Porto Alegre (RS), na década de 1980. Desde então, diversos municípios adotaram a prática buscando melhorar a gestão pública.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
10/11/2025 - Pedágio eletrônico na BR-262: cobrança começa dia 16 de novembro
07/11/2025 - Evento vai promover a arte circense no Centro de Pará de Minas!
07/11/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o fim de semana!
07/11/2025 - Música Popular Brasileira segue em alta nas plataformas de som e conquista Geração Z