14/10/2025 às 09:52h
Entre os desafios apontados por especialistas na luta contra o câncer de mama estão o subfinanciamento e problemas no fluxo do rastreamento de pacientes.
Durante este mês, devido a campanha Outubro Rosa, intensifica-se que o diagnóstico precoce do câncer de mama pode salvar vidas. A ação que colore o país de rosa, abre portas para que mais mulheres tenham acesso à mamografia, o principal exame para detectar a doença em seu estágio inicial.
Após atualização do Ministério da Saúde, a orientação é que as mulheres a partir dos 40 anos realizem o exame. Outra novidade é que o serviço foi ampliado até os 74 anos. A assessora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Kátia Cursi reitera que Mulheres de qualquer idade tem cobertura garantida, sem restrições:
Clique e ouça Kátia Cursi
Para Marcos Matias, do Conselho Regional de Medicina em Minas Gerais, é preciso reverter o cenário atual em que o câncer de mama é o tipo da doença que mais mata mulheres no Brasil. Assim se torna preciso investir em políticas públicas de rastreamento:
Clique e ouça Marcos Matias
Com o objetivo de discutir a realização de mamografia em mulheres a partir de 40 anos, tanto na saúde suplementar, como no Sistema Único de Saúde (SUS), diversas ações devem ocorrer nos mais de 5 mil municípios do país.
Ainda de acordo com pesquisa realizada pela Agência, 23% das mortes causadas pela doença, entre mulheres de 40 a 50 anos, poderiam ser evitadas com a realização da mamografia preventiva, o que traria um impacto financeiro de R$ 100 milhões anuais para o Estado.
Por Imprensa ALMG
Fotos: Reprodução ALMG
07/02/2025 - Vereador questiona a efetividade do Orçamento Participativo em Pará de Minas
06/02/2025 - Confirmação de uma morte por febre amarela em MG
06/02/2025 - Presidente da Câmara rebate vice-prefeito sobre críticas a emenda impositiva
05/02/2025 - As passagens do transporte coletivo podem ter reajuste neste ano?
05/02/2025 - Musicoterapia; Escola Municipal de Música Geraldo Martins oferta aulas gratuitas
05/02/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde
05/02/2025 - Mutirão de Limpeza; ação contra a dengue percorrerá o bairro Santos Dumont