Capa da Página Ouvinte da Espacial que trabalha no Japão fala sobre situação do Coronavírus no país asiático - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 9º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

01/04/2020 às 09:00h

Ouvinte da Espacial que trabalha no Japão fala sobre situação do Coronavírus no país asiático

Facebook

O Japão com cerca de 127 milhões de habitantes foi um dos primeiros países a confirmar casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Até agora, o país registrou 1.307 infectados e 45 mortos pela Covid-19 e não adotou quarentenas em cidades ou isolamento obrigatório de seus cidadãos para evitar a propagação do vírus.

Sua população acima de 65 anos é a maior do mundo (28% do total), superando a Itália, que se mostrou especialmente vulnerável nesta pandemia. Mesmo assim, o país apenas cancelou as Olimpíadas e fechou as escolas, e os demais japoneses têm seguida suas vidas normalmente, como explica Farias Júnior, ouvinte da Rádio Espacial FM, e morador do Japão a 16 anos:

Clique e ouça Farias Júnior

Apesar do relativo sucesso na contenção da epidemia, há um grande temor no país de que o vírus esteja se espalhando silenciosamente no Japão, com uma aceleração do número de pessoas doentes e que isso leve a medidas mais duras, como quarentenas obrigatórias.

Mas até agora a estratégia japonesa tem funcionado e intrigado pesquisadores. Um argumento que pode explicar o sucesso do Japão é o distanciamento social que, mesmo antes do surto de coronavírus, já estava bem estabelecido na cultura local.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Pessoal


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: