Capa da Página Pandemia provoca aumento do desemprego entre os mais velhos: em Pará de Minas, homem relata dificuldades - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 12º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

27/07/2021 às 07:54h

Pandemia provoca aumento do desemprego entre os mais velhos: em Pará de Minas, homem relata dificuldades

Facebook

Durante a pandemia de Covid-19, mais 400 mil brasileiros com idades a partir de 50 anos passaram a ser desempregados, segundo dados oficiais Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2020, a taxa de desemprego para esta faixa etária superou 7% pela primeira vez.

O movimento de alta no desemprego para essa idade – não somente durante a pandemia – mas também nos últimos anos, acompanha a piora registrada para as demais faixas etárias. No entanto, chama atenção que, proporcionalmente, o aumento da taxa de desempregados foi maior para o grupo de 50 anos ou mais, como é o caso do senhor Eulampio Ferreira, natural de Pernambuco, que veio para Pará de Minas com o objetivo de arrumar um emprego.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, ele relata as dificuldades que vem enfrentando durante a pandemia:

Clique e ouça Eulampio Ferreira:

Eulampio afirma que como ainda não conseguiu emprego, está vivendo em um abrigo na cidade. Ele também conta com ajuda da Igreja Católica:

Clique e ouça Eulampio Ferreira:


Senhor Eulampio conta que tem familiares nos estados de Pernambuco e Bahia, porém todos são independentes. Para conseguir sustento em Pará de Minas, atualmente ele confecciona terços artesanais, mas afirma que sonha em conseguir um emprego fixo o mais rápido possível:

Clique e ouça Eulampio Ferreira:


Quem quiser ajudar o senhor Eulampio Ferreira em conseguir um emprego fixo pode encontrá-lo todos os dias vendendo seus terços artesanais próximo ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Por Igor Araújo

Fotos: Espacial FM 


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: