Capa da Página Pará de Minas estuda instalação de 16 radares para reforçar segurança no trânsito - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

09/09/2026 às 07:38h

Pará de Minas estuda instalação de 16 radares para reforçar segurança no trânsito

Facebook

O trânsito de Pará de Minas continua sendo motivo de preocupação. Mesmo com semáforos, quebra-molas e o monitoramento por olho vivo em diferentes pontos, os acidentes seguem acontecendo, principalmente nas vias de maior movimento. Diante desse cenário, a Prefeitura estuda uma nova ferramenta para tentar reduzir os riscos: a instalação de 16 radares no município.

De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, Pará de Minas já contabiliza 920 sinistros de trânsito neste ano, quase 16% a mais que no mesmo período de 2025. Os números ajudam a dimensionar um problema que vai além dos danos materiais e pode deixar consequências graves para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A proposta dos radares ainda está na fase de estudos, mas consiste na definição dos pontos que realmente precisam do equipamento e de que maneira o sistema poderá contribuir para controlar a velocidade e melhorar a segurança nas vias.

 O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Marcos Vinícius Oliveira, explica em que estágio está o planejamento e quais serão os próximos passos:

Clique e ouça Marcos Vinícius Oliveira,

Segundo o secretário, ainda será necessário viabilizar a proposta, definir a metodologia de contratação e realizar uma licitação antes de qualquer instalação. Por isso, quem espera ver os equipamentos funcionando ainda este ano terá que esperar um pouco mais. A previsão é que, caso todo o processo avance, os radares sejam implantados somente no próximo ano.

Por Sarah Faria

Foto: Representação Ilustrativa 


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: