15/12/2025 às 07:34h
A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas iniciou na última semana a imunização em gestantes partir da 28ª semana contra o vírus Sincicial Respiratório (VSR), que causa a bronquiolite e a pneumonia. A aplicação da vacina inédita no SUS tem o objetivo de reduzir os casos dessas doenças nos recém-nascidos, evitando internações e em quadros mais graves, até óbitos.
A responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Viana, explica como será a oferta do imunizante nas unidades de saúde do município:
Clique e ouça Juliana Viana
Juliana alerta sobre a importância da vacinação:
Clique e ouça Juliana Viana
O secretário Municipal de Saúde, Gilberto Denoziro, defende o reforço da imunização dos recém-nascidos e o acesso gratuito da população à proteção pelo SUS. Ele acredita que a vacinação das mães vai contribuir para um cenário mais otimista no próximo ano com a diminuição dos casos de doenças respiratórias graves.
Em maio deste ano, a Prefeitura de Pará de Minas decretou situação de emergência em saúde pública no município devido ao aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
A vacina está disponível no AME – Ambulatório Médico de Especialidades e nas Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas.
Por Sérgio Viana/Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: Espacial FM
03/01/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o primeiro fim de semana de 2025!
03/01/2025 - Moradores aproveitam férias escolares no Bariri e aguardam por melhorias no espaço
02/01/2025 - Constelação familiar; este foi o assunto do Comentário de Hélverte Moreira
02/01/2025 - Cerimônia e sessão solene: nova gestão assume legislativo e executivo municipal
02/01/2025 - Primeiro bebê nascido 2025 em Pará de Minas é um menino