Capa da Página Pará de Minas investiga caso suspeito de febre maculosa, e vereador deixa alerta à população - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

17/09/2025 às 08:32h

Pará de Minas investiga caso suspeito de febre maculosa, e vereador deixa alerta à população

Facebook

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas investiga um caso suspeito de febre maculosa no município. A informação foi divulgada inicialmente pelo vereador Léo Xavier, na reunião dos vereadores
na Câmara Municipal e posteriormente confirmada pela reportagem.

Segundo dados da secretaria, esse é o terceiro registro suspeito em 2025. Os dois anteriores foram descartados após exames. A pasta não divulgou informações sobre sexo ou idade do paciente.

Ainda segundo apuração da nossa reportagem, em 2024, Pará de Minas notificou 10 casos suspeitos, mas apenas um foi confirmado, sem óbito. A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim e pode ser encontrada em animais de grande porte, como cavalos, além de cães, aves domésticas, gambás, coelhos e, especialmente, na capivara.

Durante sua fala na Câmara, Léo Xavier relatou conversas que teve com o secretário de Meio Ambiente, Kenede Reis, sobre o aumento da população de capivaras na cidade:

Vereador Léo Xavier 

Ela também afirmou ter conversado com o diretor de Vigilância em Saúde, Adilson Batista, que informou que dois servidores participarão de um curso para coleta de carrapatos. O objetivo é estudar os parasitas e identificar possíveis regiões com risco de contaminação:

Vereador Léo Xavier 

Caso haja contato com esses locais, as pessoas devem fazer a higienização completa do corpo e verificar se há a presença de carrapatos, a fim de prevenir qualquer possibilidade de transmissão da doença.

Os principais sintomas da febre maculosa são: febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal e dor muscular constante.

Segundo o Ministério da Saúde o tratamento está disponível no SUS e assim que surgirem os primeiros sintomas, é importante procurar uma unidade de saúde para avaliação médica.

O tratamento é feito com antibiótico específico e em determinados casos, pode ser necessária a internação. A falta ou demora no tratamento da febre maculosa pode agravar o caso podendo levar ao óbito.

Por JC Notícias

Foto: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: