30/01/2026 às 07:31h
A rede municipal de ensino de Pará de Minas foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2026.O destaque concedido distingue os bons resultados de programas de alfabetização de alunos até os 8 anos implantados pela Secretaria Municipal de Ensino em 2025.
Também foram consideradas para o destaque as iniciativas que visam a redução da desigualdade educacional para que a alfabetização aconteça dentro da idade definida pelo Plano Nacional de Educação.
A avaliação do trabalho realizado na rede municipal de ensino de Pará de Minas para a alfabetização de crianças na idade certa foi feita pelo MEC, a partir de documentos e informações apuradas pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Sandra Morais Lara, Articuladora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, fala sobre as boas práticas adotadas na rede municipal de ensino que resultaram no destaque:
Clique e ouça Sandra Morais
O Secretário de Educação, Marcos Aurélio dos Santos comenta a importância do reconhecimento do trabalho realizado na rede municipal de ensino pelo Governo Federal e atribui a conquista do Selo Ouro ao esforço conjunto da Secretaria, profissionais e familiares dos alunos matriculados nas escolas municipais:
Clique e ouça Marcos Aurélio
O selo é um reconhecimento a esforços e iniciativas exitosos das secretarias de Educação de todo o país na formulação e implementação de políticas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.
Por JC Notícias/Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Fotos: Assessoria Prefeitura de Pará de Minas
15/05/2026 - Dia do Gari reforça importância dos profissionais da limpeza urbana em Pará de Minas
15/05/2026 - Moradores cobram solução para buracos na Rua Perdizes
14/05/2026 - CESEC de Pará de Minas promove evento sobre combate ao racismo nesta quinta-feira
14/05/2026 - Pagamento do Gás do Povo passa a ter data fixa em todo o país
14/05/2026 - Mutirão da limpeza percorre mais bairros de Pará de Minas no combate à dengue
13/05/2026 - Escritora Idê Ferreira lança mais uma obra durante a Paraliteratura 2026
13/05/2026 - Parque Girassol ampliará atendimento já realizado pelo CER IV em Pará de Minas