27/10/2026 às 08:45h
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, implantou em Pará de Minas, três pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os equipamentos medem a quantidade de chuva e transmitem os dados em tempo real, contribuindo para a prevenção de riscos e a emissão de alertas à população.
Os aparelhos foram instalados nas regiões Leste (Bairro Santa Edwirges), Oeste (Grão Pará) e Central da cidade, permitindo acompanhar a intensidade das chuvas em diferentes pontos do município.
O responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas, Edson Cecílio da Silva explica que a escolha dos locais considerou o histórico de ocorrências e o comportamento das águas na bacia do Ribeirão Paciência:
Clique e ouça Edson Cecílio
Segundo ele, os dados coletados permitirão identificar áreas que podem ser afetadas por chuvas intensas e orientar medidas preventivas.
Clique e ouça Edson Cecílio
Para a Defesa Civil, o monitoramento representa mais segurança, economia e planejamento das ações.
Por Sérgio Viana/Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
24/09/2025 - Vereador defende concessão e fechamento do Parque do Bariri
23/09/2025 - Vôlei ganha espaço em Pará de Minas e promove socialização entre os mais jovens
23/09/2025 - Secretaria de Saúde reforça prevenção contra a febre maculosa
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas
22/09/2025 - Calor eleva pico de energia e especialista orienta consumidores