27/10/2026 às 08:45h
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, implantou em Pará de Minas, três pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os equipamentos medem a quantidade de chuva e transmitem os dados em tempo real, contribuindo para a prevenção de riscos e a emissão de alertas à população.
Os aparelhos foram instalados nas regiões Leste (Bairro Santa Edwirges), Oeste (Grão Pará) e Central da cidade, permitindo acompanhar a intensidade das chuvas em diferentes pontos do município.
O responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas, Edson Cecílio da Silva explica que a escolha dos locais considerou o histórico de ocorrências e o comportamento das águas na bacia do Ribeirão Paciência:
Clique e ouça Edson Cecílio
Segundo ele, os dados coletados permitirão identificar áreas que podem ser afetadas por chuvas intensas e orientar medidas preventivas.
Clique e ouça Edson Cecílio
Para a Defesa Civil, o monitoramento representa mais segurança, economia e planejamento das ações.
Por Sérgio Viana/Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
23/12/2025 - Fim de ano, época de festas e também de combater o Aedes aegypti
22/12/2025 - Operações de Fim de Ano se intensificam e agentes fiscalizam rodovias da região
22/12/2025 - Ano novo “na régua”: Fim de ano tem alta na procura por barbearias
19/12/2025 - A Casa das Empreendedoras; reality conta com Elisa Faria