Capa da Página Participantes do ENEM destacam suas expectativas para a edição deste ano da avaliação nacional - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/01/2021 às 08:37h

Participantes do ENEM destacam suas expectativas para a edição deste ano da avaliação nacional

Facebook

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 foi adiado no ano passado e será promovido no próximo domingo (17) e, também, no dia 24 de Janeiro. A prorrogação para aplicar as avaliações se deu por conta dos efeitos da pandemia de Covid-19. Com mais tempo de preparação e estudos, estudantes que vão participar da megaprova a nível Brasil estão com grandes expectativas.

Nesse cenário, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com alguns participantes do ENEM 2020/2021 para saber como foi a preparação ao longo do ano passado e o que eles esperam das provas que visam identificar o conhecimento geral em diversas áreas das ciências humanas e exatas, além das linguagens.

Maria Eduarda Buzatti, aluna do terceiro ano do ensino médio comenta o que espera desta nova edição do ENEM:

Clique e ouça Maria Eduarda Buzatti

Fernando Souza, também aluno do terceiro ano do ensino médio acredita que a prova terá um grau de dificuldade maior em 2020:

Clique e ouça Fernando Souza

Para a estudante Lara Oliveira, a sua preocupação nem é tanto com a prova, mas sim com a situação da Covid-19 nas salas de aula. Ela ainda ressalta como foi sua preparação para os dois dias de avaliações:

Clique e ouça Lara Oliveira

Vinícius Costa já terminou o ensino médio, mas vai tentar mais uma vez bons resultados no ENEM 2020. Ele destaca como vem se preparando:

Clique e ouça Vinicius Costa

Nesta semana, se cogitou até um novo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, mas o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela prova e o MEC – Ministério da Educação mantiveram as datas para os dias 17 e 24 de Janeiro.

Os alunos precisam se atentar ao que levar no dia da prova: cartão de confirmação, documento de identidade original com foto, caneta esferográfica na cor preta, alimentação saudável, garrafa para água e máscara.

Quem não estiver munido de máscara, não faz a prova. Além disso, podem barrar os estudantes na porta das escolas acessórios eletrônicos ou de uso pessoal como celulares, tablets, relógios, fones de ouvido, microfone, gravador, bonés, chapéus, pulseiras, brincos e colares.

Neste ano, os portões abrirão com uma hora de antecedência para que os candidatos possam chegar sem se aglomerarem na porta das instituições que vão ser aplicadoras do ENEM 2020.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: