07/01/2025 às 07:35h
Foi-se um período em que as ruas eram cheias de crianças brincando, momentos em que a garotada ocupava espaços públicos e pais tinham poucas preocupações quanto a segurança e outras questões.
O psicólogo clínico especializado em atendimento infantil, Filipe Martins pontua que com o passar dos anos, a correria do dia a dia não tem possibilitado essa integração social das crianças com o espaço e a natureza:
Clique e ouça Filipe Martins
São através das brincadeiras que as crianças estimulam sua motricidade, coordenação, linguagem, criatividade e resolução de problemas. Mesmo numa sociedade cada vez mais virtualizada, alguns pais procuram resgatar algumas atividades, como no caso da moradora de Pará de Minas, Rafaela Soares:
Clique e ouça Rafaela Soares
Para quem teve infância nos anos de 1990 e 2.000, as férias escolares foram momentos dos pais aproveitarem os espaços públicos e realizarem brincadeiras com crianças e adolescentes. Em Pará de Minas, alguns responsáveis aproveitam para manter a tradição da ludicidade com os pequeninos:
Clique e ouça Diego Monteiro
A dica para os pais aproveitarem as férias com as crianças é a ida às praças e parques da cidade. Podemos destacar o Parque do Bariri, Bariri II, praça do bairro São Luiz (possui quadra e brinquedos e um espaço grande para atividades), além de atividades ao ar livre, como a subida na Serra das Torres e a vista do pôr do sol no Cristo Redentor.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
20/04/2026 - Saiba o que abre e fecha no feriado de Tiradentes
20/04/2026 - Cartório Eleitoral registra balanço positivo no atendimento após mudança de endereço
20/04/2026 - Incidência de gripes e resfriados faz aumentar a busca por medicamentos em farmácias
18/04/2026 - Golpe do ‘falso gerente’ de banco vem causando vários prejuízos!
17/04/2026 - Vila Junina une tradição e clima de Copa em nova edição em Pará de Minas
17/04/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
17/04/2026 - Prefeitura inicia construção de fonte luminosa no Parque do Bariri