Com o início do período de estiagem, que ocorre entre abril e outubro, a Polícia Militar de Meio Ambiente intensifica as ações de fiscalização para situações de crimes ambientais.Considerado o maior bioma do Estado, o Cerrado teve, entre agosto e novembro de 2024, 67,5 km² de alertas de desmatamento. Junto à Mata Atlântica, o bioma é predominante no Centro-Oeste Mineiro.
Contudo, atividades agropastoris têm ocasionado o desmatamento e elevado o número de denúncias contra ações ilegais que degradam o meio ambiente. Adriano Dutra, policial militar ambiental, destaca como serão os trabalhos da corporação a nos próximos dias:
Clique e ouça Adriano Dutra
Dentre as principais demandas atendidas pela Polícia Ambiental de Pará de Minas estão relacionadas a cobertura vegetal e nativa, como nas Áreas de Preservação Permanente (APP). O militar ressalta que a prática criminosa deve ser denunciada pelos cidadãos:
Clique e ouça Adriano Dutra
Durante o mês de junho, a corporação vai desenvolver ações voltadas à conscientização ambiental por meio de palestras, entrevistas e patrulhamento preventivo. A ideia é priorizar as áreas dos mananciais, cursos de água.
O Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de Pará de Minas atende também as cidades de São José da Varginha e Pequi. É sempre importante frisar a importância do cidadão em realizar denúncias de crimes ambientais, tendo em vista os impactos na vida de cada um, ligando no numéro 181.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
02/10/2025 - Notificação de casos de sarampo no Brasil acende alerta para baixa cobertura vacinal
01/10/2025 - ONG SOS Bichinho encontrou uma forma criativa e solidária de custear as despesas
01/10/2025 - Secretário explica alto número de pacientes em espera para atendimentos na Saúde
01/10/2025 - Placas de final 4,5 e 6: CRLV passa a ser cobrado nesta quarta feira