03/04/2025 às 08:53h
As
dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil de Pará de Minas no que
diz respeito aos serviços de necropsia nas vítimas de acidentes ou
crimes em geral tem data para acabar.
Há anos, a sociedade pará-minense aguarda pela instalação e início dos trabalhos de necropsia, já que a maioria dos corpos acabam tendo que ser encaminhados para o IML da cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Mas, essas dificuldades estão próximas de ter um fim. Um agente que atuava na Guarda foi remanejado para o serviço de necropsia na Delegacia de Polícia Civil de Pará de Minas. Vanderson Cristiano realizou um curso de preparação para a nova demanda, que em breve vai atender parte da população:
Clique e ouça Vanderson Cristiano de Oliveira
Famílias de Pará de Minas acabam tendo que se deslocar por aproximadamente 60 quilômetros até o Instituto Médico Legal (IML) em Betim, além de esperar pela chegada dos peritos, o que faz demorar por horas para liberação do corpo. Vanderson ainda pontua quais aprendizados serão aplicados nos atendimentos no local:
Clique e ouça Vanderson Cristiano de Oliveira
Segundo apuração do Jornal da Cidade, o serviço está próximo de ser inciado em Pará de Minas, mas a Vigilância Sanitária identificou algumas irregularidades. O órgão verificou que algumas adequações precisam serem feitas para o funcionamento como intervenção na rede de esgoto e um biodigestor.
A Secretaria responsável pela manutenção é a de Desenvolvimento Urbano, na qual informou que realizará as intervenções em até no máximo 30 dias. Instalado no Cemitério Parque da Serra, o Posto de Medicina Legal (PML) deve contar com mais três profissionais que vão atuar na medicina legista.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
26/03/2025 - CNH Popular está de volta em Pará de Minas; inscrições já estão abertas
26/03/2025 - CESEC de Pará de Minas está com matrículas abertas para curso de cuidador de idosos
26/03/2025 - Crédito consignado indevido; Procon orienta população
25/03/2025 - Encontro do Terço dos Homens está marcado para acontecer no próximo dia 30 de março
25/03/2025 - 1º Encontro Regional de Vereadoras será realizado em Pará de Minas
25/03/2025 - Espaços para o desenvolvimento infantil: empreendedora fala dos desafios na educação
25/03/2025 - Transporte público segue como uma das maiores queixas do cidadão pará-minense
24/03/2025 - Situação do transporte por aplicativo em Pará de Minas