03/04/2025 às 08:53h
As
dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil de Pará de Minas no que
diz respeito aos serviços de necropsia nas vítimas de acidentes ou
crimes em geral tem data para acabar.
Há anos, a sociedade pará-minense aguarda pela instalação e início dos trabalhos de necropsia, já que a maioria dos corpos acabam tendo que ser encaminhados para o IML da cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Mas, essas dificuldades estão próximas de ter um fim. Um agente que atuava na Guarda foi remanejado para o serviço de necropsia na Delegacia de Polícia Civil de Pará de Minas. Vanderson Cristiano realizou um curso de preparação para a nova demanda, que em breve vai atender parte da população:
Clique e ouça Vanderson Cristiano de Oliveira
Famílias de Pará de Minas acabam tendo que se deslocar por aproximadamente 60 quilômetros até o Instituto Médico Legal (IML) em Betim, além de esperar pela chegada dos peritos, o que faz demorar por horas para liberação do corpo. Vanderson ainda pontua quais aprendizados serão aplicados nos atendimentos no local:
Clique e ouça Vanderson Cristiano de Oliveira
Segundo apuração do Jornal da Cidade, o serviço está próximo de ser inciado em Pará de Minas, mas a Vigilância Sanitária identificou algumas irregularidades. O órgão verificou que algumas adequações precisam serem feitas para o funcionamento como intervenção na rede de esgoto e um biodigestor.
A Secretaria responsável pela manutenção é a de Desenvolvimento Urbano, na qual informou que realizará as intervenções em até no máximo 30 dias. Instalado no Cemitério Parque da Serra, o Posto de Medicina Legal (PML) deve contar com mais três profissionais que vão atuar na medicina legista.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
24/01/2025 - Consignado Folia; Sicoob Ascicred lança primeira campanha do ano
24/01/2025 - Fechamento do Colégio São Francisco é oficializado em Pará de Minas
23/01/2025 - Sol, chuva, calor? O que esperar do clima no verão em 2025
22/01/2025 - PROMAF: Programa abre matrículas para crianças e adolescentes
22/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Começam as inscrições para vagas remanescentes em Minas
22/01/2025 - Escola Fernando Otávio vai ofertar curso profissionalizante em fevereiro