02/06/2025 às 08:31h
Os valores dos feijões nos mercados apresentaram variações distintas na última semana de maio. Portanto, a safra mineira foi concluída com volume inferior ao registrado no ano anterior.
Alimento que sua produção e colheita depende da variação do tempo e das estações de chuva/água, o grão é essencial para a saúde humana. Para Nayara Jacob, profissional de saúde, esse consumo faz parte de uma combinação brasileira que é recomendado para a saúde, feijão com o arroz:
Clique e ouça Nayara Jacob
O feijão ganha mais evidência nas prateleiras dos mercados com a chegada do frio, principalmente o feijão-preto, que ganha destaque em pratos típicos como a feijoada mineira.
Entretanto, esse mesmo grão apresenta características de subsistência maiores que o feijão-carioca. O pesquisador da Embrapa, Alexandre Bryan, explica como o cultivo e a diversidade de culturas de alimentos contribuem para o abastecimento do produto:
Clique e ouça Alexandre Bryan
As temperaturas mais baixas e os eventos juninos vão impulsionar o consumo desse tipo de grão. Agora uma informação que interessa o consumidor:
Uma pesquisa do JC Notícias junto às redes de mercado e Pará de Minas revela que o preço do feijão caiu consideravelmente. O levantamento contou com informações comparativas entre os últimos anos. Em maio de 2023, o feijão-carioca tipo 1, por exemplo, chegou a custar R$8,99. Já em 2025, no mesmo período, a média é de R$5,70.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
23/10/2025 - Nutricionista orienta sobre prevenção a diabetes, hipertensão e obesidade
23/10/2025 - Obras de revitalização do trecho urbano da BR- 352 são iniciados em Pará de Minas
23/10/2025 - Educação Inclusiva: especialista aborda iniciativas para melhorar o ensino
22/10/2025 - Tabagismo e uso de vapes ampliam diagnósticos de câncer de pulmão
21/10/2025 - Detalhes sobre o impasse entre os servidores do sindicato dos servidores e a prefeitura