17/01/2025 às 07:14h
O prefeito eleito em São José da Varginha, Netinho (PP), teve um recurso negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e segue sem poder assumir o cargo. A informação foi confirmada pela Justiça Eleitoral. Apesar disso, a defesa apresentou novo recurso que deve ser avaliado no próximo mês de fevereiro.
José Alves de Carvalho Neto foi eleito em 2024 com 1.565 votos, mas estava com o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), porque em 2017 foi condenado por tráfico de drogas, ficando inelegível por oito anos.
O TRE-MG informou que o registro de candidatura de Netinho foi analisado tanto na primeira instância (202ª ZE) quanto na 2ª (TRE-MG), e se manteve como indeferido. Por isso, o político recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral.
O relator do processo no TSE, o ministro Antônio Carlos Ferreira, negou o recurso, por entender que a inelegibilidade de Netinho é incontestável e que a decisão do TRE-MG está em consonância com a jurisprudência do TSE.
Por decisão do TRE-MG, o presidente da Câmara Municipal, vereador Sirley Leite (PP), foi quem assumiu interinamente o comando da Prefeitura, até que haja uma decisão definitiva sobre o processo de registro de candidatura de Netinho. Caso o indeferimento da candidatura seja confirmado, a cidade passará por novas eleições.
Sem poder assumir a prefeitura de São José da Varginha, Netinho, então foi nomeado recentemente por Sirley, como secretário Municipal de Administração, se tornando um dos principais assessores do prefeito interino, já que ambos são grandes aliados políticos.
Com informações do G1
Foto: Rede Social15/07/2026 - Uso excessivo da tecnologia impulsiona busca por padrões estéticos e acende alerta
15/07/2026 - Ampliação de CMEI vai criar novas vagas na educação infantil em Pará de Minas
14/07/2026 - Direito da Família foi o tema do Comentário de Hélverte Moreira
14/07/2026 - Motociclista fica ferido em colisão traseira na MG-050, em Carmo do Cajuru
14/07/2026 - Campeonato inédito reúne enxadristas de 12 cidades em Pará de Minas
14/07/2026 - CCZ se prepara para iniciar mais uma campanha de vacinação antirrábica na zona rural