22/12/2025 às 08:30h
A Prefeitura de Pará de Minas já abriu processo licitatório para contratação da empresa responsável pela execução e gestão do sistema de estacionamento rotativo Faixa Azul.
A criação do faixa azul foi autorizada e sancionada em novembro de 2023 com a perspectiva de organizar e melhorar o estacionamento em vias públicas, especialmente na área central da cidade. Ele será operado através de um sistema 100% informatizado e auditável em tempo real.
A expectativa é de que o serviço entre em prática entre os meses de fevereiro e março de 2026, como confirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Marcos Vinícius de Oliveira Santos:
Clique e ouça Marcos Vinícius
O secretário adiantou alguns pontos estratégicos que o Faixa Azul será implantado na cidade:
Clique e ouça Marcos Vinícius
A expectativa é de que o horário de funcionamento seja entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados, ficando isento do pagamento da tarifa aos domingos e feriados.
Os preços do estacionamento rotativo também serão definidos por decreto, podendo chegar nas seguintes taxas: R$ 3,00/hora para carros e R$ 1,00/hora para motocicletas. O valor arrecadado deverá ser utilizado para o gerenciamento do sistema.
Outras regras do sistema Faixa Azul serão divulgadas após o processo licitatório.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
01/08/2025 - Sicoob Credirural é reconhecida entre as maiores cooperativas de MG
31/07/2025 - O sucesso dos mercadinhos de bairro diante da concorrência das grandes redes
31/07/2025 - Sicoob Credirural doa aparelhos de TVs e máquinas de senhas para o HNSC
31/07/2025 - Corpo de Bombeiros realiza Simulado de Incêndio na UPA de Pará de Minas
31/07/2025 - Após condenação de pais, advogado alerta sobre exposição de filho nas redes sociais
30/07/2025 - Pais aproveitam férias escolares para brincar com os filhos no Bariri
30/07/2025 - Motoristas contestam novo reajuste salarial do setor de transporte em Pará de Minas