De segunda a sexta, das 8h as 17h
28/10/2026 às 08:29h
O câncer do colo do útero está entre os tumores que mais atingem as mulheres no Brasil e, apesar de poder ser prevenido e detectado precocemente, ainda representa um importante desafio para a saúde pública. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o país deve registrar cerca de 19,3 mil novos casos por ano entre 2026 e 2028.
Na maioria dos casos, a doença está relacionada à infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV), transmitido principalmente por contato sexual. A ginecologista Erika Vivianni Amaral explica como esse câncer se desenvolve e os principais sintomas acarretados pela doença:
Clique e ouça Erika Vivianni Amaral
Como a doença pode evoluir sem sinais evidentes, o exame preventivo é essencial para identificar alterações antes que elas se tornem um câncer. O rastreamento permite investigar possíveis lesões e encaminhar a paciente para avaliação e tratamento, quando necessário. Além disso, outra medida importante é a vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS.
Erika reforça, inclusive, que manter os exames em dia é fundamental mesmo para quem não apresenta sintomas ou já recebeu a vacina, já que o imunizante não protege contra todos os tipos de HPV associados ao câncer:
Clique e ouça Erika Vivianni Amaral,
A informação e o acesso aos serviços de saúde são aliados importantes para prevenir a doença e identificar possíveis alterações no momento adequado.Em Pará de Minas, mulheres que precisam de orientação sobre vacinação, exames preventivos ou acompanhamento ginecológico podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Por Sarah Faria
Foto: Representação Ilustrativa
03/06/2025 - IMA orienta produtores rurais e apresenta medidas para enfrentar a gripe aviária
02/06/2025 - Base da Guarda Municipal pode mudar para o bairro Providência
02/06/2025 - Fazendinha de recuperação pede ajuda da população para manutenção dos trabalhos
02/06/2025 - Preço do feijão-carioca cai e consumo se sustenta após fechamento de safra agrícola
02/06/2025 - Grande número de imóveis fechados compromete combate a Dengue em Pará de Minas
30/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
30/05/2025 - Maio Laranja reforça combate a violações de direitos de crianças e adolescentes no país
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
