21/09/2026 às 07:38h
Quem está aproveitando os últimos dias do inverno ainda deve encontrar temperaturas mais amenas e bastante variação de nebulosidade em Minas Gerais. A previsão é de tempo estável e sem chuva pelo menos até terça-feira. A partir daí, a tendência é de aumento das nuvens, com a aproximação de uma área de instabilidade que avança pelo estado.
Essa mudança acontece justamente às vésperas da chegada da primavera, que começa no dia 22, às 21h,. As temperaturas tendem a subir, deixando as manhãs mais agradáveis e as tardes mais quentes. Com o avanço da estação, também aumenta a possibilidade de pancadas de chuva, principalmente no fim do dia e à noite.
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Lizandro Gemiacki, o cenário atual está relacionado à atuação de um sistema de alta pressão que transporta umidade para a região:
Clique e ouça Lizandro Gemiacki
Mas a forma como essas mudanças vão acontecer não será igual em todo o país. Fenômenos de grande escala também influenciam esse cenário, entre eles o El Niño. Lizandro explica como a atuação do fenômeno pode interferir nas condições climáticas durante o ano:
Clique e ouça Lizandro Gemiacki
Com a aproximação do período mais quente e chuvoso, a recomendação é acompanhar as atualizações e os alertas dos órgãos oficiais, principalmente durante episódios de chuva forte, ventos ou mudanças bruscas nas condições meteorológicas.
As informações sobre previsão e clima podem ser consultadas no portal do Instituto Nacional de Meteorologia e nos canais oficiais da Defesa Civil.
Por Sarah Faria
Foto: Representação Ilustrativa
06/02/2026 - Teatro de rua vai animar o final de semana no Parque do Bariri
06/02/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
05/02/2026 - Hanseníase; os cuidados para não se contaminar com a doença
05/02/2026 - Especialistas denunciam violência contra pessoas idosas
05/02/2026 - Advogado reforça os canais de comunicação com o Procon em Pará de Minas
04/02/2026 - Abandono animal segue como desafio para as cidades; veterinária responsabiliza tutores