25/09/2025 às 08:32h
O Procon, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), multou em R$ 130.000,00 a Viação Sertaneja Ltda., em razão de irregularidades na prestação do serviço de transporte coletivo intermunicipal no trecho Belo Horizonte/Pará de Minas.
A investigação constatou que a empresa permitiu o embarque de passageiros em pé, prática proibida pela Lei Estadual nº 13.174/1999, para esse tipo de linha, que não possui característica semiurbana. Além disso, documentos apresentados no processo revelaram atrasos frequentes e más condições de conservação dos veículos, comprometendo a segurança e a qualidade do serviço oferecido.
Segundo a decisão, a conduta da empresa configurou prática abusiva nos termos do Código de Defesa do Consumidor, ao expor os usuários a riscos e descumprir a obrigação de fornecer serviços adequados, eficientes e seguros.
A alegação de que os passageiros insistiram em embarcar, feita como defesa pela Sertaneja, foi rejeitada, pois o controle da lotação é de responsabilidade exclusiva da empresa.
Com informações do MPMG
09/02/2026 - Patrulha Escolar reforça segurança na volta às aulas em Pará de Minas
09/02/2026 - Cooperativas realizam entrega de kits escolares ao Instituto Padre Libério
09/02/2026 - Começa nesta segunda-feira a escala de pagamentos do IPVA 2026
09/02/2026 - Durante reunião, vereadores novamente questionam situação da Saúde de Pará de Minas
06/02/2026 - Teatro de rua vai animar o final de semana no Parque do Bariri
06/02/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural