09/09/2026 às 07:42h
Quem tem um pequeno espaço em casa pode encontrar ali uma forma simples de produzir alimentos, cultivar temperos e até ter plantas que fazem parte da tradição de cuidados com a saúde. É essa ideia que está por trás do programa “Quintais Produtivos”, que distribui gratuitamente mudas para moradores e instituições de Pará de Minas por meio da por meio da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.A proposta é mostrar que não é preciso ter uma grande propriedade ou morar na zona rural para cultivar, como explica a engenheira agrônoma e responsável pelo Departamento Municipal de Agricultura Familiar, Mahayana Santos:
Clique e ouça Mahayana Santos
De acordo com Mahayana, o atendimento acontece durante todo o ano, com prioridade para famílias inscritas no CadÚnico. Além disso, a iniciativa também beneficia instituições e municípios vizinhos, visando incentivar que o cultivo continue e se espalhe para diferentes espaços:
Clique e ouça Mahayana Santos
Atualmente, estão disponíveis gratuitamente mudas de alecrim, manjericão roxo e verde, lavanda, capim-cidreira, erva-cidreira, tomilho e sara-tudo. Mahayana também destaca que para manter esse ciclo de produção, o programa também estimula a troca de sementes e materiais de cultivo entre a população e o próprio matrizeiro:
Clique e ouça Mahayana Santos
Quem quiser participar pode retirar as mudas presencialmente na secretaria localizada na Rua Waldemar de Oliveira, 606, no bairro Santos Dumont. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
22/04/2025 - Vila Junina da Granja Brasília vai agitar Pará de Minas em junho
22/04/2025 - Rotary Club vai realizar mais uma edição do evento Mãe Paraense
17/04/2025 - Movimentação para o feriado na rodoviária de Pará de Minas
17/04/2025 - Procon orienta consumidores sobre a compra de ovos de Páscoa
17/04/2025 - Saiba o que vai abrir e fechar no feriadão em Pará de Minas
17/04/2025 - Águas de Pará de Minas completa 10 anos e entrega nova Estação de Tratamento de Água