09/09/2026 às 07:42h
Quem tem um pequeno espaço em casa pode encontrar ali uma forma simples de produzir alimentos, cultivar temperos e até ter plantas que fazem parte da tradição de cuidados com a saúde. É essa ideia que está por trás do programa “Quintais Produtivos”, que distribui gratuitamente mudas para moradores e instituições de Pará de Minas por meio da por meio da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.A proposta é mostrar que não é preciso ter uma grande propriedade ou morar na zona rural para cultivar, como explica a engenheira agrônoma e responsável pelo Departamento Municipal de Agricultura Familiar, Mahayana Santos:
Clique e ouça Mahayana Santos
De acordo com Mahayana, o atendimento acontece durante todo o ano, com prioridade para famílias inscritas no CadÚnico. Além disso, a iniciativa também beneficia instituições e municípios vizinhos, visando incentivar que o cultivo continue e se espalhe para diferentes espaços:
Clique e ouça Mahayana Santos
Atualmente, estão disponíveis gratuitamente mudas de alecrim, manjericão roxo e verde, lavanda, capim-cidreira, erva-cidreira, tomilho e sara-tudo. Mahayana também destaca que para manter esse ciclo de produção, o programa também estimula a troca de sementes e materiais de cultivo entre a população e o próprio matrizeiro:
Clique e ouça Mahayana Santos
Quem quiser participar pode retirar as mudas presencialmente na secretaria localizada na Rua Waldemar de Oliveira, 606, no bairro Santos Dumont. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
17/03/2026 - Eventos extremos e tragédias recentes reforçam alerta sobre mudanças climáticas
17/03/2026 - Entrega do IPTU começa e levanta dúvidas sobre pagamento e direitos do contribuinte
16/03/2026 - Minas Gerais lança novo Portal da Transparência após 11 anos sem atualização
16/03/2026 - Com outono chegando, médico orienta a população quanto as doenças respiratórias
13/03/2026 - Batalha de Rima do Bariri reafirma o hip-hop como cultura de resistência na cidade!