A cultura tem ganhado cada vez mais espaço na formação de crianças e adolescentes em Pará de Minas. Um exemplo disso é o projeto “Escolas da Cultura”, que visa descentralizar o acesso à arte e expandir essas atividades para além dos espaços tradicionais.
A iniciativa leva aulas e oficinas conduzidas por professores de diferentes áreas, como teatro, artes, música e dança, por meio das escolas culturais do município, como explica a Diretora Municipal de Arte e Cultura, Gabriela Leite.
Clique e ouça Gabriela Leite
O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e teve início em 2025 com socioeducandos do Promaf no bairro JK. Agora, ele movimenta o projeto social Bola de Gude e a proposta é ampliar ainda mais esse alcance, levando as ações para diferentes projetos a cada ano.
Na atual instituição, a iniciativa já mostra resultados positivos, principalmente no envolvimento das crianças com as atividades e no desenvolvimento de novas habilidades, como explica a Coordenadora do Bola de Gude, Patrícia Melo.
Clique e ouça Patrícia Melo
Uma iniciativa muito importante que, além do aprendizado artístico, também contribui para a formação social dos participantes, criando novas oportunidades e fortalecendo o vínculo com a arte desde cedo.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
29/12/2025 - Dermatologista orienta a população sobre cuidados essenciais para a proteção da pele
29/12/2025 - Especialistas alertam que crianças não podem ser “produto” das redes sociais
26/12/2025 - Como se "recuperar" dos exageros na alimentação durante o Natal
26/12/2025 - Ouvinte do bairro Dom Bosco fatura promoção 14º Salário Espacial FM
26/12/2025 - Procon orienta consumidores sobre troca de presentes de Natal
24/12/2025 - Seis pessoas ficam feridas após batida frontal entre carro e caminhonete na BR-262
24/12/2025 - Polícia investiga assassinato de homem que estava de “saidinha temporária”