A cultura tem ganhado cada vez mais espaço na formação de crianças e adolescentes em Pará de Minas. Um exemplo disso é o projeto “Escolas da Cultura”, que visa descentralizar o acesso à arte e expandir essas atividades para além dos espaços tradicionais.
A iniciativa leva aulas e oficinas conduzidas por professores de diferentes áreas, como teatro, artes, música e dança, por meio das escolas culturais do município, como explica a Diretora Municipal de Arte e Cultura, Gabriela Leite.
Clique e ouça Gabriela Leite
O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e teve início em 2025 com socioeducandos do Promaf no bairro JK. Agora, ele movimenta o projeto social Bola de Gude e a proposta é ampliar ainda mais esse alcance, levando as ações para diferentes projetos a cada ano.
Na atual instituição, a iniciativa já mostra resultados positivos, principalmente no envolvimento das crianças com as atividades e no desenvolvimento de novas habilidades, como explica a Coordenadora do Bola de Gude, Patrícia Melo.
Clique e ouça Patrícia Melo
Uma iniciativa muito importante que, além do aprendizado artístico, também contribui para a formação social dos participantes, criando novas oportunidades e fortalecendo o vínculo com a arte desde cedo.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
09/07/2025 - Baixa umidade do ar e uso de telas aumentam diagnósticos da síndrome do olho seco
09/07/2025 - Tradicional festa de Pará de Minas do mês de setembro já tem data para acontecer
08/07/2025 - Centro de Hemodiálise amplia atendimento em Pará de Minas com inauguração de nova sala
08/07/2025 - Abertas as inscrições para o Projeto Bombeiro Mirim
08/07/2025 - Trânsito da Rua Manoel de Souza passará por duas mudanças!
07/07/2025 - Onde está Reginaldo? Esse foi o tema do Comentário de Hélverte Moreira
07/07/2025 - Pará de Minas volta a promover a Marcha para Jesus neste ano
07/07/2025 - CESEC de Pará de Minas está com matrículas abertas para curso de Recursos Humanos