28/07/2026 às 09:08h
Em um mundo marcado pela tecnologia e pelo consumo acelerado de informações, iniciativas que valorizam o encontro, a reflexão e o diálogo têm conquistado cada vez mais espaço. Recentemente, a equipe do JC Notícias mostrou o trabalho do “Ler para Tecer”, grupo que há cerca de nove anos reúne amantes da literatura e vem ampliando cada vez mais seu alcance em Pará de Minas. E foi justamente dessa experiência que nasceu, há cerca de um ano, um novo projeto: o Cinema Comentado “Ver para Tecer”.
A proposta vai além de simplesmente exibir um filme. Após cada sessão, o público participa de uma conversa guiada por comentaristas convidados, entre estudiosos e nomes ligados ao universo do cinema na região, que ajudam a ampliar o olhar sobre temas, escolhas artísticas e diferentes interpretações da obra.
Uma das idealizadoras do projeto, Terezinha Pereira, explica que o verbo “tecer”, presente no nome das iniciativas, representa justamente esse processo de construir sentidos e criar conexões:
Clique e ouça Terezinha Pereira
Para ampliar ainda mais esse contato, o projeto segue um formato alternativo: em um encontro é exibido um filme brasileiro e no outro, uma produção estrangeira. A escolha busca equilibrar repertórios e também valorizar aquilo que é produzido no país, como explica a Terezinha:
Clique e ouça Terezinha Pereira
Ela ainda reforça que o projeto é gratuito, aberto para todas as idade e que não é necessário ter conhecimento técnico sobre cinema para participar, basta ter curiosidade e disposição para viver a experiência:
Clique e ouça Terezinha Pereira
Entre telas e conversas, o “Ver para Tecer”, realizado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece a cada dois meses, sempre no último sábado do mês, durante a tarde, na Estação Cultural, localizada na Rua Torquato de Almeida, nº 173, no Centro. Para dúvidas ou mais informações entre em contato pelo Instagram @lerparatecerpm.
Por Sarah Faria
Foto: Ver para Tecer / Divulgação
13/04/2026 - Em formato noturno, 10ª Corrida Sicoob Ascicred reúne quase 1.500 atletas no sábado
13/04/2026 - Proposta para reduzir jornada de trabalho avança e deve ser votada em maio
13/04/2026 - Novos móveis e equipamentos começam a chegar às escolas da rede municipal
10/04/2026 - Comentário de Hélverte Moreira falou sobre direito imobiliário
10/04/2026 - Feirinha de Carros Usados & Antigos contará com show e homenagem no próximo domingo
10/04/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
10/04/2026 - Dia D de Vacinação contra gripe ocorre neste sábado em 8 pontos de Pará de Minas
10/04/2026 - Contribuintes devem ficar atentos aos prazos de pagamento do IPTU em Pará de Minas
09/04/2026 - Minas Gerais supera metas e avança na alfabetização de crianças